A esclerometria é um método de ensaio utilizado na engenharia civil para avaliar a resistência do concreto à compressão. É um ensaio não destrutivo, o que significa que não danifica a estrutura do concreto durante a avaliação. A principal finalidade da esclerometria é estimar a resistência do concreto, especialmente em estruturas já construídas.
O equipamento principal utilizado na esclerometria é o esclerômetro de Schmidt ou martelo de Schmidt. O esclerômetro de Schmidt é um aparelho portátil que consiste em um martelo que possui uma extremidade pontiaguda que é pressionada contra a superfície do concreto. Quando o martelo é solto e atinge o concreto, ele rebota. A dureza ou resistência do concreto é determinada com base na velocidade de rebote do martelo.
O princípio por trás da esclerometria é que a dureza superficial do concreto está diretamente relacionada à sua resistência à compressão. Em geral, quanto mais duro o concreto, maior é a sua resistência à compressão. Portanto, a velocidade de rebote do martelo de Schmidt é usada para estimar a resistência do concreto.
O ensaio de esclerometria envolve os seguintes passos:
> Preparação da superfície: A superfície do concreto a ser testada deve estar limpa e livre de poeira, detritos ou materiais soltos que possam afetar a precisão do teste.
>Calibração do aparelho: Antes de realizar o teste em uma estrutura, o esclerômetro de Schmidt deve ser calibrado em uma superfície de referência conhecida, como uma placa de aço de alta dureza.
> Realização do teste: O operador pressiona a extremidade pontiaguda do martelo de Schmidt contra a superfície do concreto e libera o martelo para que ele rebote. O aparelho mede a velocidade de rebote.
> Registro dos dados: A velocidade de rebote é registrada e pode ser usada para estimar a resistência à compressão do concreto com base em tabelas de correlação fornecidas pelo fabricante do aparelho.
> A esclerometria é uma técnica rápida e não destrutiva para avaliar a resistência do concreto em estruturas existentes, como edifícios e pontes. No entanto, é importante lembrar que essa técnica fornece apenas uma estimativa da resistência do concreto superficial e não é tão precisa quanto os ensaios destrutivos de laboratório. Portanto, é frequentemente usada como uma ferramenta de triagem inicial para identificar áreas que podem necessitar de testes destrutivos mais detalhados.
Como referencia pode-se utilizar a NBR 7584 - Avaliação da dureza superficial pelo esclerômetro de reflexão - método de ensaio.